Leitura do dia: Evangelho de Marcos, Capítulo 4

Publicado em 09/11/2011

Marcos nos apresenta 3 parábolas cujo tema central é o Reino de Deus, que chega e se estabelece numa conjugação de três fatores: a semente, o terreno e o trabalho humano.

A semente é de boa qualidade, o terreno é nosso coração e nosso trabalho é cuidar para que a Palavra seja recebida, acolhida, assimilada e protegida contra as intempéries que nos sobrevém diariamente. Para tanto, precisamos fazê-la penetrar em nosso íntimo e criar raízes profundas, para que sobreviva a outras espécies que crescem concomitantemente a ela.

O Reino de Deus é um mistério e quem não o experimenta “tem os olhos cegados para não vê-lo” (Is 6,10). Ele não é um exercício intelectual fruto do esforço humano. É um dom celeste, um convite à esperança, como nos revela o princípio eterno: “Quer dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente cresce, sem que se saiba como” (v.27).

Desejo que tu sejas um solo tão fértil a ponto dos pássaros nele fazerem seus ninhos, e que se realize em ti a promessa de Jesus: “A quem tem será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem.” (v. 25)

Reflita: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?” (v.41)