Leitura do dia: Evangelho de João, Capítulo 9

Publicado em 24/10/2011

Neste capítulo podemos meditar a experiência de salvação do cego de nascença e o seu crescimento na fé.

No decorrer do Evangelho o cego vai vivenciando o amor de Deus e quanto mais ele experimenta, mais O conhece e mais seus “olhos se abrem” para a graça de Deus.

Prova disso é que logo após receber a graça de Deus, o ex-cego é questionado por seus vizinhos a respeito do benfeitor, respondendo: um homem chamado Jesus (v.11), quando questionado pelos fariseus a resposta: “é um profeta” (v.17). A partir do versículo 24, ele já começa a defender Jesus e muito mais do que isso já o define como Homem de Deus (v.33).

Por fim, no versículo 35, após ter discutido com os fariseus e ser expulso da sinagoga, este homem tem uma experiência mais profunda, ou seja, conhece mais a Jesus, pois conversa com Ele, reconhecendo-o assim como Filho do Homem, professando sua fé dizendo: “Eu creio Senhor!”

Da mesma forma que o cego, a nossa experiência com Jesus pode evoluir dia após dia através da nossa busca, seja ela através da oração, na participação da missa e do conhecimento da palavra de Deus através da leitura da Bíblia Diária.