Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Eclesiástico, Capítulo 29

28/04/2014

Neste capítulo 29, no qual o Autor nos fala sobre empréstimo, esmola, fiança e hospitalidade, podemos vislumbrar lições muito valiosas sobre a misericórdia e caridade, a fidelidade e gratidão.

O empréstimo é tratado nos versículos 1 a 7 e daqui extraímos que é misericordioso quem empresta ao irmão necessitado. E este, por sua vez, deve agir com fidelidade, devolvendo ao credor no tempo certo e a quantia acordada, uma vez que no versículo 3 há uma advertência: “mantenha a palavra dada e seja fiel com o próximo, e em qualquer momento você encontrará o que precisa”.

A esmola é tratada nos versos 8 a 13 e há aqui uma lição sobre a partilha. Ora, é dever de cada um socorrer os humildes e necessitados, auxiliando-os com bens materiais que são excedentes. O Autor nos ensina que os tais bens devem ser partilhados ao invés de guardados, pois usando-os dessa forma acumularemos tesouros que serão mais úteis perante o Senhor.

A fiança vem estampada nos versículos 14 a 20. Fiança, como sabemos, é dar uma garantia, é uma forma de arriscar-se pelo próximo. Assim, o homem que dá fiança por seu próximo pratica o bem e quem que a recebe jamais pode esquecer o favor (versos 14 e 15), caso contrário estará agindo como um pecador e ingrato. Muito bom notar ainda que a fiança não deve ser usada como meio de obter lucro, devendo cada um ajudar o próximo dentro de suas possibilidades (versículos 19 e 20).

Finalmente, temos a hospitalidade nos versículos 21 a 28. Vale mais para um homem sensato possuir uma casa simples do que banquetear-se como hóspede. Ou seja, é melhor suprir nossas necessidades básicas (alimento, vestuário e moradia) com muita simplicidade do que andar de casa em casa como um estranho. Devemos dar valor ao que temos, pois seria pior se dependêssemos dos outros.

Por tudo isso, fiquemos sempre alertas para praticar a partilha e ajudar àqueles que necessitam. Fiquemos atentos também para sabermos reconhecer o bem que o irmão nos fez. Dessa forma, acumulamos o verdadeiro tesouro: as boas obras que nos abrirão as portas da vida eterna junto de nosso Senhor. 

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
0



Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.979.583


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana