Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Evangelho de João, Capítulo 13

28/10/2011

Mais uma vez o Evangelho de João relaciona os acontecimentos da vida pública de Jesus às festas judaicas e, especificamente, neste capítulo, introduzindo o grande sacrifício de Jesus, afirma: “sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora” (13, 1) e conta a “cerimônia” do lava-pés, que é encontrada apenas neste Evangelho.

É um fato tão conhecido que pode até nos passar desapercebido (ou pouco valorizado) o gesto de humildade suprema de Jesus: um Deus que se ajoelha diante de homens rudes, simples, com pés imundos da terra por onde andaram... e lava, com amor esses pés, para ensinar: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (13, 14).

Com o coração dolorido, por já saber que um dos seus o iria trair, Jesus continuou sua missão até o fim; por já saber que restava-lhe pouco tempo em companhia dos amigos, preocupou-se em ensiná-los sobre a humildade e o amor que tornam capazes os atos de misericórdia, perdão e acolhimento.

Vale lembrar que a humildade é a porta estreita anunciada no Evangelho de Lucas (13,24) e no Evangelho de Mateus (7, 13) pela qual nem todos conseguirão entrar.

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
1



Comentários

Álvaro Gomes escreveu:
22/09/2014 às 02:13

É profundamente simbólico este episódio da lavagem dos pés. Naquele tempo eram os escravos que lavavam os pés aos senhores quando estes chegavam a casa. E Jesus inverte toda a lógica. Ele que era Senhor e Mestre, é Ele próprio que vai lavar os pés aos seus discípulos, aos seus aprendizes. Com isto Jesus quer mostrar e ensinar que ninguém está acima de ninguém, nenhum é mais que o outro, todos são iguais aos olhos de Deus, todos são irmãos, todos são igualmente filhos de Deus. E com este gesto mostra também que o serviço, a solidariedade e a caridade são de todos e para todos. Todos devem servir em vez de querer serem servidos porque até o Mestre dos mestres serviu os seus irmãos. Após lavar os pés Jesus pediu a Judas para fazer depressa o que ia fazer, sem no entanto, nenhum dos outros discípulos se aperceberem o que realmente Judas estavas prestes a fazer e tudo o que ia aconteccer em seguida. Após Judas ter saído Jesus revela que tinha chegado a hora da glória do Filho de Deus, tinha chegado a altura da revelação da glória de Deus no seu Filho. Os discípulos não entenderam, mas Jesus estava a referir-se à Sua morte e ressurreição. E Jesus revela o novo mandamento que vai deixar aos seus discípulos. Que se amem uns aos outros como Ele os tinha amado. Esta frase contém toda a missão de Jesus - ensinar aos homens que se devem amar uns aos outros como Ele nos amou, como Deus nos amou e que por nos amar tanto enviou o seu Filho para nos salvar do pecado e para nos dar a vida eterna.

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

Vídeos


Warning: simplexml_load_file(http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile" in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

veja mais vídeos

 

Total de visualizações de página:

7.229.907


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana