Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Evangelho de João, Capítulo 6

21/10/2011

O Evangelho de João do cap. 1, 19 ao cap. 12, 50 apresenta os milagres de Jesus como “sinais”  que revelam Jesus à humanidade, como lemos na Introdução deste Evangelho. Os sinais são:

 

Sinais/ ações

Significado

vida sem Jesus

presença divina

Jesus muda água em vinho (cap 2)

falta vinho (falta alegria)

vinho abundante

Jesus cura o filho do funcionário (4, 46s)

doença sem fé

saúde/ vida com fé

Jesus cura o enfermo da piscina ( 5 )

paralisia (limitação)

liberdade de ação

Jesus partilha os pães ( 6 )

fome

pão em abundância

Jesus caminha sobre as águas ( 6, 16s)

medo, ausência

coragem, encontro

Jesus cura o cego de nascença ( 9 )

cegueira, trevas

visão, luz

Jesus ressuscita Lázaro ( 11 )

morte

vida/ ressurreição

O capítulo 6 inicia com o relato da multiplicação dos pães e termina com o discurso eucarístico: “Eu sou o pão da vida” (35) “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (51) formando uma unidade só: a ação de Jesus e a Sua pessoa.

Conforme a tabela acima, no cap. 6 encontramos dois sinais de Jesus, o primeiro para todo povo que o seguia, embora o povo não tenha compreendido e acolhido como um grande sinal, como expressou Jesus posteriormente: “... estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados” (6, 26); no segundo Jesus manifesta-se apenas para os discípulos, para fortalecimento da fé.

O discurso eucarístico (6, 30s) foi para todos e, hoje, para cada um de nós tomar consciência da relevância da eucaristia: Jesus vem ao nosso encontro, vem fazer parte de nossa vida, vem ficar em nós, permanecer em nosso corpo, em nossa mente, em nosso coração e promete: “Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
3



Comentários

Eunice Manfio escreveu:
27/03/2013 às 18:34

Vem Jesus! Fica comigo.

Responder

ANA KARINA ALCANTARA COSTA NOLETO escreveu:
20/09/2013 às 12:11

Em suas peregrinações, Jesus encantava, por seus discursos, suas curas e milagres, àqueles que já estavam preparados para a transformação. Outros não entendiam o que ele falava, mas o buscavam para beneficiarem-se. Outros ainda amedrontavam-se com seus discursos mais fortes, pois ainda não estavam preparados para ouvi-lo. Como ele sempre pregava: nem todos tinha ouvidos para ouvir, nem olhos para ver.

Responder

Álvaro Gomes escreveu:
04/09/2014 às 01:57

No milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus mostra-nos que Deus consegue transformar o pouco em muito, que o muito pouco se pode transformar em algo grandioso. Jesus realizou este milagre com alimentos, mas de forma simbólica explica-nos que espiritualmente o pouco sem Deus, se pode transformar em muito com a sua ajuda. E como se consegue alcançar? Basta seguir os exemplos e os ensinamentos de Jesus. A nossa vida sem Deus e sem Jesus pode ser pouca, oca, vazia. Mas se deixarmos Deus e Jesus entrar nela e a transformar, a nossa vida passa a ser muito, recheada, cheia. Jesus explica à multidão que é o Pão vivo descido do Céu, o filho de Deus enviado para tirar o pecado do mundo. Quem acreditar nele terá a vida eterna. Quem comer a sua carne e beber o seu sangue viverá eternamente. As pessoas ainda não O conseguiam entender e duvidavam do que Ele dizia porque levavam tudo ao pé da letra, de forma literal. Mas, profeticamente, Jesus estava a referir-se ao futuro momento da comunhão na Eucarístia, ao vinho e à hóstia, o sangue e o corpo de Cristo. Esses sim, são o maná descido do Céu que nos alimenta eternamente. Muitos dos que o seguiam, ao ouvir estas palavras que não conseguiam entender, deixavam de o seguir. Ele perguntou aos Doze se também se queriam ir embora, mas eles responderam que ficariam com Ele, porque acreditavam na Sua palavra e sentiam no coração que Jesus era mesmo o Filho de Deus descido do Céu.

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.981.900


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana