Leitura do dia: II Macabeus, Capítulo 13

Publicado em 19/08/2014

As tropas de Antíoco V e de Lísias marchavam contra a Judeia. Menelau juntou-se a eles apenas para obter poder, ele queria ser o sumo sacerdote. Suas intenções foram descobertas e o rei mandou matá-lo, lançando-o as cinzas.

Antíoco estava sendo implacável, e causava muito sofrimento ao povo, então Ju¬das man¬dou convocar a todos para a oração. Eles invocaram e suplicavam ao Senhor, noite e dia, implorando por socorro, e todos juntos entre lágrimas e jejuns, pros¬travam-se por terra. 

Abastecidos e fortalecidos pelas orações, recebem de Judas a ordem para permanecerem de prontidão para lutar até a morte. O aviso seria dado por uma senha - “Vitória de Deus”. A batalha decisiva tem início a noite, quando as tropas do rei estavam descansando. Eles obtiveram a vitoria conforme pediram a Deus, e Antíoco não teve escolha a não ser propor a paz aos judeus.

As mesmas promessas são repetidas por Jesus e relatadas por Mateus no capítulo 18, verso 19, quando orarmos comunitariamente, para pedir ao Pai, ele nos atenderá.