Leitura do dia: Evangelho de Marcos, Capítulo 9

Publicado em 14/11/2011

 

Este capítulo do evangelho é marcado por algumas passagens importantes ocorridas na vida de Jesus. Aqui Jesus expulsa o demônio do epilético (v.s. 14-29); pela segunda vez anuncia sua paixão (v.s. 30-32), conversa com seus discípulos sobre qual deles seria mais importante (v.s. 33-37), entre outras...

Mas aqui vamos abordar uma passagem que com certeza traz muito mistério a respeito do seu acontecimento, que foi a Transfiguração de Jesus, narrada nos versículos 2-8.

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou para o alto de uma montanha (2) e ali transfigurou diante deles O que de fato aconteceu neste dia?

Aqui Jesus mostra para seus discípulos um pouco de sua glória e majestade que será revelada mais tarde com sua ressurreição e também reconforta um pouco os apóstolos antes de sua paixão. São Leão Magno diz: “… o fim principal da transfiguração foi desterrar das almas dos discípulos o escândalo da cruz”.

Para encontrarmos com Jesus transfigurado é necessário muitas vezes sair de nosso comodismo. Na passagem, verificamos que eles tiveram que subir a montanha (v.s.2), ou seja, foram “buscar as coisas do alto” (col. 3-1), ali não havia qualquer tipo de barulho do mundo e o coração dos discípulos estava em silêncio.

Quando estamos na presença de Jesus transfigurado nada mais nos falta, temos TUDO. Assim, apesar de todas as nossas lutas diárias, nos esforcemos para nos encontrar com Jesus e repetir como Pedro no alto da montanha “Rabi, é bom estarmos aqui em sua presença” (5).