Leitura do dia: Levítico, Capítulo 26

Publicado em 25/11/2014

 

Sempre contrário à idolatria o autor inicia este capítulo chamando a atenção do povo para não cometer tal traição com Deus.

Generosas seriam as consequências das escolhas boas que eles fizessem, mas as consequências das escolhas ruins e tolas fariam o povo sofrer muito mais.

Enumera-se, neste capítulo, uma série de bênçãos e uma enormidade de maldições para o povo todo caso houvesse desobediência ou infidelidade de alguns.

A benção tratava-se de alimentos em abundância, saúde, vida longa, fecundidade e descendência numerosa. A maldição incluía morte, enfermidades, esterilidade, e outras desgraças como a seca, a fome, a guerra, a escravidão e até a dispersão do povo todo da terra que estava sendo explorada.

A santidade do povo se refletiria também no calendário. Para facilitar o entendimento sobre as promessas do Deus da aliança, as festas seguiam o calendário agrícola e a lei sabática também era aplicada para a terra, que depois de cada seis anos de plantio e colheita, deveria descansar no sétimo ano.  O profeta Jeremias nos diz que foi o desrespeito a estas leis que causaram a queda de Jerusalém e o exílio para a Babilônia (Jr 25,8-14 ). 

Nossas escolhas hoje, também podem nos trazer bênçãos, peçamos ao nosso Deus que nos conduza a fazer boas escolhas que nos façam merecer o seu grande amor de Pai.