Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 4

Publicado em 30/11/2014

 

Finalizando o primeiro discurso de Moisés no livro do Deuteronômio, o autor sagrado relembra a aliança feita no monte Horeb. Esta primeira aliança é formada por estatutos e normas que vão compor a Lei que vai dominar toda a religião de Israel, conforme o versículo 5:

Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir.”

É fundamental que olhemos a revelação de Deus a partir da encarnação de Jesus, que veio para cumprir a Lei e os profetas (conforme Mt 5, 17).

Enquanto o povo de Israel não distinguia nenhuma forma e ouvia somente uma voz no monte Horeb (v. 12), na segunda aliança (Jesus) o povo de Israel viu esta Palavra se tornar carne e habitar no nosso meio (conforme Jo 1, 14).

 

Como mensagem de Deus para nós, façamos um breve exame de consciência: ainda estamos apegados na primeira aliança, formada pelo cumprimento de estatutos e normas, ou se já estamos na segunda e eterna aliança, proporcionada por Jesus que nos chama a sermos discípulos do amor.