Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 32

Publicado em 28/12/2014

 

Este cântico é um trecho de alto valor poético que exalta o poder do Deus de Israel, o único Deus verdadeiro. Após uma introdução de estilo sapiencial (vv. 1 e 2), proclama a perfeição das obras de Deus (vv. 3-7), sua providência em favor de Israel (vv. 8-14), a ela opondo a rebelião do povo (vv. 15-19), seguida do julgamento (vv. 19-25); Deus, contudo, não abandona Israel a seus inimigos (vv. 26-35) e intervirá em favor de seu povo (vv. 36-42).

Chama a atenção neste cântico a palavra rochedo (ou Rocha, em outras traduções), repetida oito vezes neste capítulo se referindo a Deus, como no versículo 4:

“Ele é o rochedo, perfeita é a sua obra, justos, todos os seus caminhos; é Deus de lealdade, não de iniquidade, ele é justo, ele é reto.”

Para que Deus continue a trabalhar pela Palavra em cada um de nós hoje, escolhamos um versículo deste capítulo e façamos a nossa oração. Por exemplo, se escolhermos o versículo 4, podemos orar da seguinte forma: “Senhor, eu te louvo e agradeço, pois Tu és a minha rocha, a tua obra é perfeita e justos são todos os teus caminhos. Eu te louvo, Senhor, porque Tu és leal, Tu és justo, Tu é reto!”.