Leitura do dia: Sabedoria, Capítulo 19

Publicado em 29/09/2014

 

Os versiculos 1/12 nos lembram a narrativa da travessia do Mar Vermelho (cf. Ex 14). Assim, vislumbramos que Deus só quer o bem de seus filhos: aqueles que seguem os Seus mandamentos o alcançam,  porém,  os que Dele se afastam permenecem numa vida destituida de felicidade, pois ao se fecharem impendem que toda a Graça divina produza frutos sobre eles.

Seguindo a leitura, agora nos versiculos 13/17, o autor nos aponta que, na antiguidade, a hospitalidade assemelhava-se a um dever sagrado. Atualmente, devemos crer que abrigar um irmão compreende não só recebe-lo bem em nosso lar, mas também acolher as suas necessidades humanas, ajudando-o de diversas formas. Apresentar ao meu semelhante a Palavra salvífica de Deus é,  sem dúvida,  uma forma de acolhe- lo.

De maneira figurada,  o autor de Sabedoria nos fala que quando o homem passa a agir conforme a vontade de Deus, toda a natureza se comporta de modo a ajudar (versos 18/21). Isso nos remete a idéia que se apresenta no versículo 22: Deus jamais abandona os seus.

Irmãos, sigamos sempre os caminhos do Senhor a fim de que possamos estar sempre por Ele protegidos.