Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Salmo 115

24/04/2015

 

Este salmo é uma oração que expressa a confiança coletiva do povo de Deus num momento de grande aflição. Eles tinham perdido tudo: sua pátria, seu Templo, suas casas... mas não a sua fé. Juntos eles rezam: “Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade.” (1). E à pergunta provocadora de seus opressores: “Onde está o seu Deus?” (2b), eles respondem: “O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja.” (3) 

 Ao contrário dos deuses inanimados, os ídolos ocos e vazios construídos por mãos humanas, o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26); os pagãos põem sua confiança nos ídolos que fabricam, mas a casa de Israel confia em Javé, seu auxílio e seu escudo (9-11) e essa confiança gera a bênção, distribuída pelos três grupos: a casa de Israel (autoridades e lideranças), a casa de Aarão (os sacerdotes) e os que temem a Javé, pequenos e grandes. (12-15).

A bênção, na Bíblia, é sinal de fertilidade; depois de criar o homem e a mulher, Deus os abençoou e disse: “Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra” (Gn 1, 27-28). Tristemente reconhecemos, hoje, que a terra que Deus deu aos homens e aos quais pediu que cuidassem, foi, e continua sendo ao longo dos séculos, usada, maltratada e destruída para atender aos desejos egoístas de poderosos e inescrupulosos. Por isso levanta-se em todo o mundo o clamor pelo trato adequado da terra, da natureza e de toda criação e pela sua partilha humanitária.

Os versículos finais faz-nos lembrar que, na época em que este salmo foi escrito, ainda não havia conhecimento sobre a ressurreição dos mortos, por isso o povo acreditava que a região dos mortos era o local do silêncio, da ausência, cabendo aos vivos o louvor “desde agora e para sempre!”  (18).

 Que pela oração deste salmo seja reavivada a nossa fé.

Que em nossas vidas saibamos sempre bendizer ao Senhor! Honrar Teu Santo Nome, Teu amor e fidelidade, agora e para sempre. Amém! Aleluia!

 

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico
Comentários:
0



Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

Vídeos


Warning: simplexml_load_file(http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile" in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

veja mais vídeos

 

Total de visualizações de página:

7.061.313


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana