Leitura do dia: I Tessalonicenses, Capítulo 4

Publicado em 15/12/2011

No início desse capítulo, Paulo vem reforçar uma ordem do próprio Jesus: Sede santos. Dentre os tantos significados da palavra “santo”, existe um que nos conforta e encoraja: o de sermos “separados como sagrados”. Nesse caso, separado significa escolhido, ungido para algo especial. É muito reconfortante saber que Deus escolhe a cada um como “pessoa especial” para Ele.

Se não buscamos o que é bom, desprezamos a Deus, pois tudo que é bom vem de Deus. Se nosso coração não é um templo construído por bons pensamentos e ações - e isso só é possível pela ação do Espírito Santo – significa que nele existe espaço para ser preenchido por nossas próprias ideias e ideais, filosofias e entendimento, por nossa própria força, que em sua essência, não são santas, pois tudo que é santo vem de Deus. Por esses e outros motivos, Paulo nos invoca novamente à santidade.

No final desse capítulo, Paulo escreve para esclarecer uma dúvida que estava no coração da comunidade de Tessalônica. Eles indagavam se os mortos participariam do julgamento final que aconteceria na volta de Jesus. Para nossa alegria e salvação, Paulo nos diz que as pessoas mortas em Cristo Jesus também serão julgadas para que possam estar eternamente em sua presença.

Por isso irmãos, busquemos a santidade, não por medo ou preceito, mas pela certeza de que ela, em vida, nos torna mais felizes, e na morte, é a certeza da salvação.