Leitura do dia: I Timóteo, Capítulo 1

Publicado em 20/12/2011

O zelo apostólico de Paulo mais uma vez se destaca: ele busca formar colaboradores, homens fiéis, firmes e confiáveis. É o caso de Timóteo, a quem ele chama de “filho legítimo na fé”.
Paulo recomenda a este amigo que o ajude a promover o amor que nasce de um coração puro e sincero. Alerta para o perigo dos falsos mestres que, baseados na Lei, se entregaram a palavreado sem sentido, distante do verdadeiro Evangelho de Cristo.

Neste capítulo, o apóstolo demonstra sua gratidão a Deus que o fortaleceu, perdoou e o aceitou por sua graça, salvando-o mesmo se colocando ele como o primeiro dos pecadores.

Paulo experimenta esta misericórdia, deixa-se tocar por ela a ponto de se tornar exemplo para todos que também desejam viver esta virada.
Termina com uma grande exortação a Timóteo: Combater o bom combate, manter-se firme e cuidar daqueles que estão buscando a Verdade. É preciso resgatar os que se afastaram, os que se deixaram seduzir pelas genealogias e fábulas enganadoras.

O versículo 20 traz palavras duras e até mesmo chocantes. O termo “entregar a Satanás” equivale a excomungar temporariamente para provocar correção.
Esta Palavra hoje nos propõe decisão, coerência e firmeza na fé.