Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Evangelho de Lucas, Capítulo 16

18/01/2012

Neste capítulo Lucas nos narra duas parábolas sobre a administração dos bens e nos exorta a refletir sobre o uso do dinheiro, advertindo: “Não se pode servir a Deus e ao Dinheiro”(13b).

PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR – trata-se de um administrador desonesto de um rico abastado que estava esbanjando os bens do patrão. Comprovado seu comportamento seria demitido. Como homem de negócios, identifica algumas alternativas, dentre elas, tornar os devedores do patrão devedores seus. Recurso desonesto e elogiado pelo patrão. Por que? Santo Agostinho diz que ele foi elogiado não por sua conduta, mas porque foi prevenido em relação ao futuro, a fim de que se envergonhe o cristão que não tenha essa determinação. Louvou-lhe o empenho, a astúcia e a capacidade de sobrepor-se a uma situação difícil e resolvê-la, sem deixar-se levar pelo desânimo. Mas Jesus acrescenta com tristeza: “Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios que os filhos da luz”(8b)

Também nós um dia teremos de prestar contas dos bens postos a nossa disposição (2). Nós somos administradores dos bens confiados a nós por Deus. Os talentos que enterramos por preguiça, falta de tempo, medo, insegurança, nos serão cobrados. Dedicamos tanto empenho em multiplicar nosso patrimônio, em galgar escalas sociais, em status, que muitas vezes esquecemos da família, da comunidade, de Deus. A Ele damos as sobras, pois não há tempo a perder... somos homens do mundo, homens de negócios.

PARÁBOLA DO RICO EPULÃO E LÁZARO – esta parábola tem uma parte realista e uma parte metafórica. Ela nos coloca na oposição entre riqueza e pobreza. Identifica um rico pecador e um pobre que supõe ser justo. Jesus aqui quer chamar atenção para as situações em que nos encontramos, muitas vezes cômoda, insensível ao sofrimento alheio. O pecado consiste em entregar-se à boa vida sem preocupar-se com os irmãos. A riqueza honesta não é má e nem condenável, bem como a pobreza não é garantia de salvação. Mas há situações de poder e prazer que nos cegam e fecham a nós a porta do céu, por isso Jesus chama os ricos de infelizes (24-26). Assim como eventos de doença e perdas nos fazem refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. Que se possa ser rico e ter um coração pobre, humilde, desapegado e solidário.

Façamos um apurado exame de consciência, identificando o lugar que o dinheiro ocupa em nossas vidas, o tempo que nos consome e a destinação que damos a ele. Se com ele propagamos injustiças ou promovemos a igualdade social.

O Senhor nos dê sabedoria para que se realize em nossas vidas a Promessa: “Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes” (10).

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
1



Comentários

ana clara escreveu:
07/09/2012 às 23:37

hj em dia, algumas pessoas pensam q viver bem é ter de tudo e mais um pouco, esquecem de viver um dos mandamentos q diz amar ao proximo como a simesmo, esquecem até de se amar, nós devemos ser humildes para termos uma historia, uma promximidade com Jesus ele foi rei e veio humild nomeio dos pobres e oprimidos e nos q somos criaturas dele, pq n usamos um pouco desse exemplo, eu experimentei e me sinto muito feliz. paz e graças à todos... boa noite

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

Vídeos


Warning: simplexml_load_file(http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile" in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

veja mais vídeos

 

Total de visualizações de página:

6.935.240


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana