Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Evangelho de Mateus, Capítulo 17

27/03/2012

Jesus havia recusado a proposta do diabo na última tentação: dominar o mundo através do poder e da riqueza (reveja Mt 4, 8-10).

Agora, Ele está novamente num alto monte, acompanhado dos discípulos mais próximos, seis dias depois, lembrando o sexto dia da criação quando Deus criou a humanidade.

Jesus acabara de anunciar a sua morte e Pedro resistira (16, 21-23). Como lutar tanto e acabar derrotado?

A transfiguração é a certeza da glória, é a revelação da vitória final também de todos nós que nos comprometemos com o projeto de Deus, realizado em Jesus Cristo.

Moisés (que personifica a Lei) e Elias (o profetismo) conversam com Jesus. Isto para nos mostrar que, daqui para frente é Jesus quem vai ensinar tudo o que o Pai quer, em resposta ao nosso mais profundo desejo.

Pedro expressa nossa espontaneidade e ingenuidade. Ele quer reter aquele Jesus glorioso, quer segurar a glória fácil.

Não! A vida surgirá das cinzas da morte. A visão da glória na transfiguração não é para afastar da luta, mas para dar ânimo. É aqui que está o grande segredo para os cristãos: não desistir da luta no meio do caminho.

Na cura do menino epilético, Jesus censura os discípulos. Eles ainda não descobriram que, para realizar a ação libertadora, é preciso oração e jejum, é preciso decidir entre o projeto de Deus e o projeto do diabo (4, 1-11). A oração nos mantém conscientes do projeto de Deus e o jejum leva-nos a romper com o mundo da injustiça.

No final deste capítulo vemos a questão do imposto como grande desafio. Os fiscais perguntam se o Mestre Jesus paga o imposto ao Templo. Se o Templo é a Casa de Deus, seu filho não deve pagar tributo; pagá-lo é concessão, não obrigação. Para não provocar escândalo, Jesus paga. O dinheiro sai miraculosamente da boca de um peixe. Por quê?

Porque Deus atende, desde já, todas as necessidades dos seus filhos.

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
1



Comentários

JOSE LAERCIO BRUNELLI escreveu:
16/03/2014 às 11:31

Quando rezamos transfiguramos para melhor. É através da oração que podemos sentir Deus bem próximo de nós e, estando com Ele tudo é bom para nós, esquecemos durante nossa oração toda tristeza, desespero diante de tantas crueldades, angústias, que passamos diariamente. Vamos rezar todos os dias de nossa vida pedindo ao nosso Deus coragem, inteligência e disposição para suportarmos este mundo cruel em que vivemos. Amém

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.977.008


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana