Leitura do dia: II Coríntios, Capítulo 11

Publicado em 04/05/2012

Neste capítulo, podemos observar um pouco do amor apaixonado de São Paulo pela comunidade de Corinto. Amor esse que faz com que o apóstolo tenha um zelo excessivo pelos fiéis, que podem ser confundidos por falsos mestres: Esses tais são falsos apóstolos, operários fraudulentos, disfarçados em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Portanto, não é de estranhar que também os seus servos se disfarcem em servos de justiça. O fim deles será conforme as suas obras (vers. 10 a 13).
 
Em nossas comunidades, é preciso que tenhamos um cuidado redobrado. Primeiro, para não deixar que pessoas em cargos de liderança desviem o rebanho. Segundo, para não sermos nós os destinatários destas pesadas palavras, pois nosso comportamento precisa ser compatível com o Senhor espera de nós: autenticidade no apostolado e verdade nas nossas ações.
 
Esse apostolado verdadeiro se prova nas dificuldades para o anúncio do Evangelho: trabalho, cansaço, sofrimentos, humilhações, abandono e solidão (vers. 23 a 27).
 
Para aplicar isso na nossa vida, reflitamos como está o nosso papel de liderança na comunidade que participamos. Se, de fato, participamos ativamente da nossa comunidade, todos nós somos líderes, de alguma forma. E se essa liderança está sendo com várias dificuldades, demos graças ao Senhor, que nos tira da nossa zona de conforto espiritual e apostólica.