Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Tiago, Capítulo 1

20/05/2012

   

Em sua carta às doze tribos na Diáspora (judeus que moravam foram da Palestina), Tiago se identifica como servo de Deus e do Senhor Jesus e em sua fala apresenta uma aparente contradição com as Cartas de Paulo, já que Tiago concentra seu discurso na fé prática, ao passo que Paulo discorria sobre a salvação pela fé e não pelas obras que realizamos. Contudo, esta contradição é apenas aparente, pois os dois discípulos tratam da fé em Cristo Jesus, e Tiago explica que sem ações que traduzem nossa fé, ela está morta. 

A Carta de Tiago ensina a constância na espera do Senhor e a estar sempre pronto para o juízo de Deus. Neste primeiro capítulo, Tiago fala da provação, da sensatez e do dom divino, de pobres e ricos, do falar. 

Ao tratar de provações, o discípulo expõe que, enquanto não passar pelas provações, o homem não esta acabado, mas, sim ainda em transformação no amor de Deus. A se aproximar de Deus, o homem deve se preparar para ser colocado à prova, e somente aqueles que são perseverantes e pacientes é que atingirão a perfeição no amor do Pai. Suportar a provação é um ato ou prova de que o homem ama a Deus, uma oportunidade de mostrar seu valor. 

A sensatez ou sabedoria é a arte de dar sentido à vida, tanto no aspecto intelectual e prático, como religioso. Tiago nos mostra que a sensatez é um dom divino, e, portanto, deve ser pedido em oração. 

No tema sobre pobres e ricos, opõe a exaltação de ser cristão à humildade de reconhecer-se homem caduco em si e em seus empreendimentos. Na assimetria dos opostos, o pobre sublima o plano sobrenatural, enquanto o rico permanece no plano natural. 

Por fim, Tiago trata do falar, com base nas citações em Eclesiástico (Eclo 5, 9-15), mostrando que a ira de Deus é a reação ao mal e sua condenação. Já a ira do homem, proferida pela boca, leva a vingança, que não realiza a justiça querida por Deus, mas, acrescenta injustiça. 

A nossa fé, cada dia mais amadurecida, deve ser perseverante, paciente e produzir frutos. Ser cristão, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, como Tiago, implica em suportar as provações que encontramos na vida, mantendo acesa a chama de nossas crenças, suplicando ao Pai que nos dê sabedoria para viver de forma agradável ao seu coração.  

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
0



Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.979.990


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana