Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Tiago, Capítulo 2

21/05/2012

   

Neste capítulo São Tiago nos exorta a manifestar a nossa fé através das obras e atitudes. Se Deus não faz acepção de pessoas, quem somos nós para discriminar. 

O Antigo Testamento admite parcialidade em favor do desvalido em qualquer situação. A inclinação para o necessitado é um ato de piedade que tempera a justiça rigorosa.

Em 2 Cr 19,7 o Senhor nos exorta: “ Pois bem, que o temor de Deus vos domine.  Sede muitos cuidadosos em vossos trabalho, pois o Senhor nosso Deus não quer saber de injustiça, não faz acepção de pessoas e não recebe suborno”.

Acreditar em Deus é fácil, mesmo porque até os demônios creem e tremem, mas a fé deste é uma fé intelectual que não se traduz em obras de amor ao próximo, pelo contrário.

Se São Paulo aos Gálatas e aos Romanos teve a preocupação de levar a justificação pela fé, Tiago não descarta isto, mas recomenda aos que aderiram a fé de não ter uma fé vazia, sem compromisso. 

Tiago quer deixar claro que ambas, a fé e as obras devem andar juntas e que nenhuma está acima da outra. Uma fé sem obras é um corpo sem vida.

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
1



Comentários

Jean Corrêa escreveu:
22/05/2012 às 08:32

Este capítulo 2, assim como toda carta de Tiago, dá a entender que o irmão de Jesus Cristo estava encarando uma igreja que tinha esquecido o lado prático da vida cristã. Era uma igreja que dava muita atenção às coisas místicas da fé, às experiências espirituais, às liturgias e disciplinas cristãs, mas ignorava que ser cristão vai muito além disso. E, infelizmente, a igreja de hoje em dia vive o mesmo problema. Estamos afundados em nossos bancos da igreja, em nossas músicas animadas, em nossos CDs e DVDs, em nossas lágrimas que escorrem e nossas mãos que se erguem quando estamos louvando. Mas esquecemos que amor e fé são sentimentos muito práticos, que sempre se manifestam através do que fazemos em relação às pessoas que nos cercam. Isso tem feito de nós uma igreja morna. Vamos deixar que o Espírito Santo nos aqueça e vamos agir, porque o mundo precisa muito da ação dos filhos de Deus. Jean Corrêa http://prosadecrente.blogspot.com.br

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.979.977


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana