Leitura do dia: Tiago, Capítulo 2

Publicado em 21/05/2012

   

Neste capítulo São Tiago nos exorta a manifestar a nossa fé através das obras e atitudes. Se Deus não faz acepção de pessoas, quem somos nós para discriminar. 

O Antigo Testamento admite parcialidade em favor do desvalido em qualquer situação. A inclinação para o necessitado é um ato de piedade que tempera a justiça rigorosa.

Em 2 Cr 19,7 o Senhor nos exorta: “ Pois bem, que o temor de Deus vos domine.  Sede muitos cuidadosos em vossos trabalho, pois o Senhor nosso Deus não quer saber de injustiça, não faz acepção de pessoas e não recebe suborno”.

Acreditar em Deus é fácil, mesmo porque até os demônios creem e tremem, mas a fé deste é uma fé intelectual que não se traduz em obras de amor ao próximo, pelo contrário.

Se São Paulo aos Gálatas e aos Romanos teve a preocupação de levar a justificação pela fé, Tiago não descarta isto, mas recomenda aos que aderiram a fé de não ter uma fé vazia, sem compromisso. 

Tiago quer deixar claro que ambas, a fé e as obras devem andar juntas e que nenhuma está acima da outra. Uma fé sem obras é um corpo sem vida.