Leitura do dia: Tiago, Capítulo 4

Publicado em 23/05/2012

   

De onde vem todo o mal? De dentro do homem, campo de batalha de onde brotam a cobiça e a inveja, cujos filhos se deleitam em brigas, desavenças, luta pelo poder e julgamentos. 

Que somos nós? “não passamos de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece”(14). Então, pra que tanta arrogância se não sabemos sequer o que será de nossas vidas amanhã?. “ Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”(6), pois é na humildade que se revela a grandeza do homem. É no reconhecimento de nossa pequenez que podemos vislumbrar com os olhos da fé a magnitude do amor de Deus. É preciso, que como Cristo, nos esvaziemos de nós mesmos (KENOSIS), para que prevaleça a vontade do Pai.

Cristo, na encarnação, se desfez de sua divindade e esvaziou-se de sua deidade parcialmente. Sendo Deus se tornou um de nós em tudo, menos no pecado, por amor de muitos.

Somos igreja encarnada no mundo e precisamos atender aos seus apelos e necessidades. “ A igreja não é expectadora das mudanças, precisa sentir e servir o homem no mundo”. Ela é sinal de salvação não para si mesma, mas para o mundo. (Gaudium et Spes).

É neste contexto que o Senhor nos exorta a mudar de vida - submeter-nos a Deus, resistir às tentações, humilhar-nos diante do Senhor e não falar mal do irmão - pois “um só é o legislador e juiz: aquele que é capaz de salvar e de fazer perecer.” (12) 

A graça do Pai nos alcance e nos dê sabedoria para perseverar no seu Caminho, sendo correto, justo e humilde, como convém a um bom cristão.