Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Apocalipse, Capítulo 3

06/06/2012

  

Os capítulos 2 e 3 tratam das 7 cartas que Jesus envia às igrejas da Ásia, através dos Anjos. Nesta época, os cristãos perseguidos pelo imperador Domiciano se perguntavam: onde está Deus que não olha por nós? O Apocalipse é uma resposta de Deus e de Jesus ao povo sofrido.  

IGREJAS

REMETENTE (nome de Jesus)

1. Éfeso

Aquele que segura na mão direita as 7 estrelas, que está andando no meio dos 7 candelabros de ouro

2. Esmirna

O Primeiro e o Último, aquele que esteve morto, mas voltou à vida

3. Pérgamo

O que tem a espada afiada de dois gumes

4. Tiatira

O Filho de Deus, aquele que tem os olhos como chama de fogo e os pés como bronze

5. Sardes

Aquele que tem os 7 espíritos de Deus e as 7 estrelas

6. Filadélfia

O Santo, O verdadeiro, que tem a chave de Davi, aquele q abre e ninguém fecha, fecha e ninguém abre

7. Laodicéia

O Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus

A igreja de Sardes é falsa, vive só de aparência. O convite a ela é a conversão. Não sujar as roupas é manter a pureza, não se deixar levar pelos ídolos. A veste branca simboliza a dignidade dos que se mantém íntegros e fiéis. O prêmio é ter o nome escrito de forma a nunca se apagar.

A igreja da Filadélfia é boa, mas a comunidade é fraca. Porém, é fiel e guarda a Palavra, por isso, Jesus vai protegê-la até o fim, sobretudo nas tentações. O convite é ser perseverante, segurar firme a coroa, ou seja, a fidelidade. O prêmio é que ela será uma coluna do Templo de Deus, ficará firme e terá o nome de Deus gravado nela.

A igreja da Laodicéia é a pior das comunidades. Só tem aspectos negativos, é morna, orgulhosa e acha que por ser rica não precisa mais de Deus. O convite é à abrir-se, sentar-se à mesa com Ele para cear, pois casa com porta aberta é a casa de Jesus. O prêmio, o melhor de todos: sentar-se no trono com Jesus e com Deus Pai.

Reflitamos: se hoje Jesus viesse revelar a nossa comunidade, que rosto ela teria? Qual o convite que faria? Que prêmio seria a ela concedido? Nós somos o rosto da nossa igreja e ela só mudará quando nós mudarmos. Seus pecados são os nossos pecados, suas faltas são as nossas faltas. Só o amor poderá nos transformar, pois o amor nunca falha. Amém!

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
6



Comentários

Maria ilce Malassise escreveu:
06/06/2012 às 08:02

E nós ? em qual igreja estamos inseridos ? Eis aqui estes 2 capítulos maravilhosos que João nos apresenta e que serve para refletirmos um pouco sobre qual é o nosso comportamento diante de nossa comunidade e consequentemente diante de nossos irmãos (no trabalho, na família, no trânsito....). Como que estamos nos comportando ? Vivemos o verdadeiro AMOR na prática ? ou será que ainda somos mornos ? (vers. 16). Lamentavelmente ainda temos muitos católicos que ainda são mornos. Então vamos nos esforçar para sermos verdadeiros cristãos.

Responder

Karin Fischer escreveu:
06/06/2012 às 14:32

Bom comentário Maria Ilce. É preciso mais reflexão sobre os comportamentos que se adquire mesmo frequentando uma comunidade. Muitas vezes se faz o jogo do mal ao invés de dar bons exemplos para com os irmãos. Mais do que falar de Deus é preciso viver Deus, é ai que se mostra o verdeiro cristão. Para que o católico deixe de ser morno é preciso estudar e meditar mais a Palavra. Ainda a maioria só ouve a Palavra de Deus nas Missas, deixando muitas vezes a Biblia de lado. Temos um tesouro ao nosso alcance, que pode nos fazer pessoas melhores.

Responder

Karin Fischer escreveu:
06/06/2012 às 15:47

Por coincidência, lendo agora o site da CN o monsenhor Jonas Abib fala sobre isso nesse texto referente ao cap. 3 de Ap. Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. (Ap 3,19-21) A cada Santa Missa, Jesus nos faz este convite: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”. É por isso que nossa presença na Celebração Eucarística precisa ser profunda e fervorosa, pois é o próprio Cristo que se dá nessa Ceia. Nesse mesmo trecho do Apocalipse, o Senhor nos diz: “Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te”. Temos a crença de que a cada Missa Jesus renova o Seu sacrifício, mas, infelizmente, a nossa fé não tem sido traduzida em atos. A ordem de Deus, na Palavra, é “Esforça-te, pois, e converte-te”. Temos sido muito relaxados. Muitas pessoas vão à Missa, mas não participam, não se colocam inteiramente na celebração. Estão somente de corpo presente, vão só por obrigação.

Responder

Rejane escreveu:
21/06/2012 às 07:24

Creio que estamos vivendo hoje, como a igreja da laudiceia. Jesus esta a porta e nao entra, porque os coraçoes estao endurecidos. Ha muita religiosidade e pouca reverencia, ou melhor quase nada. Parece mais um clube social. Misericordia Deus!!!

Responder

Odenís escreveu:
09/11/2012 às 14:24

Infelizmente eu também penso que estamos vivendo hoje, como a igreja da Laudicéia. Jesus esta a porta mesmo que você não o chame e quase ninguém o convida à entrar. Os atrativos deste mundo são muitos: a internet, os celulares de última geração, os programas de tv, as paixões pelas coisas do mundo..., não permite que o homem tenha Deus em primeiro lugar na sua vida e assim os coraçoes estão endurecidos. Há muitas crenças, religiosidade, místicas praticamente nehuma reverência à aquele que foi,é, e sempre será o Senhor de todas as coisas. Que Deus tenha Misericordia deste mundo de oportunismo barato, facilidades e libertinagem!!!

Responder

JOSE LAERCIO BRUNELLI escreveu:
04/12/2012 às 11:49

Muitas pessoas que estão enganjadas em uma pastoral já há algum tempo, nos passa claramente que desejam ser os melhores, se sentem aquele que não se poderá ser substituido, querem permanecer naquela pastoral hoje e sempre, esquecendo ou não percebendo que existem outras pessoas que gostariam ocuparem seus lugares, o que seria o ideal, pois já estão ultrapassados e necessitamos de novas idéias. Isto, infelizmente existe e somente serve para aborrecimentos e tristeza, uma vez que este conceito não deveria existir em nossa religião. Peçamos a Deus que ilumine essas criaturas e deixem de serem prepotentes. Amém!!!

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

Vídeos


Warning: simplexml_load_file(http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile" in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

veja mais vídeos

 

Total de visualizações de página:

7.212.407


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana