Leitura do dia: Judas, Capítulo 1

Publicado em 03/06/2012

  

A Carta de Judas se destina àqueles que são chamados, amados e guardados por Deus e Jesus Cristo. Em sua argumentação, utiliza escritos apócrifos, que tratam de assuntos bíblicos, mas não pertenciam à Sagrada Escritura lida na Sinagoga. Judas trata, portanto, de “religiosidade popular” com naturalidade e respeito.  

O foco principal da carta é a crítica aos ímpios que se introduzem na comunidade cristã e acabam por desmoralizá-la, não por suas ideias, mas, com seu comportamento. Atualmente, também encontramos estas situações no nosso dia-a-dia, já que nos deparamos com várias pessoas em nossa própria comunidade que glorificam a Deus, mas, não o fazem com suas ações, com suas vidas. 

Neste sentido, ao final, Judas faz uma admoestação: “edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orai, no Espírito Santo, de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (20-21).  A exortação se articula em quatro recomendações: A fé é o fundamento, que se apoia imediatamente na rocha e sustenta o edifício inteiro. A oração deve ser dirigida a Deus no âmbito do Espírito, a favor dele, sintonizando com ele. O amor é o que Deus Pai tem por nós. A esperança para a vida perdurável como dom da misericórdia de Jesus Cristo, não como exigência nossa.