Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Apocalipse, Capítulo 14

17/06/2012

    

Aqueles que foram salvos são companheiros de destino do Cordeiro, formando, assim, um grupo a parte, que traz a marca do Pai, dada com o batismo, diferente da marca ou número da fera. A marca do Pai, ou seja, o número daqueles que foram salvos é o número da perfeição, porque não se contaminaram com a idolatria, mentira ou falsidade e foram resgatados da terra, passando a pertencer ao céu. Estes participam ativamente da liturgia do Reino dos Céus e cantam junto com o Cordeiro no Monte Sião, entendido como capital do rei ou monte da confluência universal.

Do zênite, centro supremo do céu, a mensagem do anjo atinge toda a superfície terrestre: é a boa notícia, consoladora e exigente, para que todos se convertam ao Deus verdadeiro. A seguir, numa sequencia resumida e coerente, o autor sintetiza varias cenas do julgamento escatológico, simultâneas ou sucessivas. Intervêm três anjos, uma figura humana e três outros anjos (somando-se sete, o número da perfeição): um anjo proclama um evangelho que exorta à conversão, outro anuncia a queda da Babilônia – capital emblemática do dragão; oposta a Jerusalém celeste, o terceiro ameaça com o castigo.

Após o intermédio de chamado e escuta – anunciando a bem-aventurança dos que se mantêm fiéis a Cristo até morrer: uma figura humana aparece com uma foice. Um anjo lhe ordena ceifar, e a figura o executa; outro anjo se apresenta com uma foice, o último anjo lhe ordena vindimar e ele executa. Ceifa e vindima (colher, apanhar) se apresentam como atividades paralelas: a ceifa dos bons e a vindima dos maus, isto é, a execução do julgamento final. Neste quadro, podemos interpretar que a figura humana que realiza a ceifa é Jesus Cristo, coroado e em uma nuvem branca, colhendo os seus, ao passo que a vindima de maus é realizada por um anjo. Alguns poderiam contrariar tal interpretação diante da ordem que é proferida por um anjo ao Cristo Rei.

De qualquer forma, devemos nos atentar ao julgamento final. Aqueles que são livres no caminho de Deus e do amor de Cristo são ceifados ao final, para a vida eterna nos céus. Enquanto aqueles que idolatram o Dragão são vindimados e sofrem os castigos da ira de Deus.

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
0



Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.982.004


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana