Leitura do dia: Gênese, Capítulo 1

Publicado em 26/06/2012

  

Iniciamos o antigo testamento com a revelação de Deus sobre coisas importantes e de grande valor para o nosso crescimento espiritual. Quando olharmos para os relatos da criação, devemos ver o Deus vivo que está por trás dela. Até mesmo as pessoas que nunca leram a Bíblia são capazes de reconhecer que Deus existe, pois ele se manifesta em sua obra criadora.

Os céus e a terra foram criados por Deus "no princípio”. Então o que existia antes do princípio? Somente Deus! O Criador necessariamente deve existir antes de sua criação. Deus é um ser eterno, ele existia antes do princípio, e existirá depois de toda a criação ser desfeita.

Deus é poderoso e teve a força de criar do nada "os céus e a terra," e tudo o que há no universo, fora e dentro do nosso planeta. O Criador é senhor de toda a sua criação. Deus, por seu eterno poder, criou e governa os céus e a terra.

Deus é espírito: ele não é material como a sua criação, e não será encontrado através de meios materiais. A verdadeira busca de Deus será uma busca espiritual admirando tudo o que ele criou.
A terra estava sem forma antes de Deus usar seu eterno poder para organizá-la. Além disso, a terra estava vazia e havia uma imensidão de nada, um abismo vazio. Ela se encontrava em trevas. Deus trouxe a luz.

Notemos que Deus criou a luz, bem como a maior parte de sua criação, simplesmente pelo poder de sua palavra! "Disse Deus: Haja luz; e houve luz". Assim, o poder criador da palavra de Deus coloca todas as coisas em sua própria ordem. Depois de haver criado um lugar bem organizado e com bastante luz, Deus olhou para a sua criação e viu que ainda estava vazia. Ele transformou o estado vazio da terra, colocando plantas sobre a terra firme, planetas e estrelas no céu, e animais na terra, nas águas e no céu.

Quando tudo estava perfeito e bem ordenado de acordo com seus planos, Deus criou o homem e o colocou no meio. De fato, a Bíblia nos ensina que a salvação do homem estava nos planos de Deus mesmo antes do princípio da criação. Devemos sempre dar glórias a Deus e ficar admirados com o eterno poder de nosso Pai o Criador.