Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Êxodo, Capítulo 1

15/08/2012

  

Este capítulo inicia com a lista dos filhos de Jacó/Israel e o relato da morte de José, seus irmãos e toda sua geração que desceu para o Egito. É um novo período na história de Israel. Em Gênesis se relata a história de uma família, no Êxodo se narra a história de um povo.
 
Foi com a subida ao trono, no Egito, de um novo Faraó que não conheceu José, que inicia a opressão, a escravidão e a perseguição aos israelitas. O povo de Deus multiplica-se e se torna uma grande ameaça. Aumentar o trabalho deles não surtiu efeito e uma medida mais radical foi tomada,  matar as crianças do sexo masculino que nascessem. Como as parteiras não obedeceram, mandou lançar todos os meninos recém-nascidos no rio.
 
Assim como o povo de Deus foi oprimido e escravizado, ainda hoje percebemos estas atitudes por parte de muitos empregadores: metas exageradas, implementação de cargos de gerência para burlar as horas extras e mesmo trabalhadores sem carteira assinada, cumprindo jornadas excessivas.
 
Refletimos também, nesta Semana da Família, sobre o valor da vida. No passado, meninos foram mortos e lançados ao rio. Hoje, crianças são vítimas do aborto e da ausência do Estado - com sua política deficitária - com hospitais falidos e mão de obra escassa e mal paga.
 
Pensemos enquanto cristãos: como podemos ser agentes que salvam vidas? Que promovem a dignidade e a justiça social?

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
2



Comentários

roberto kazuyoshi shimoda escreveu:
15/08/2012 às 06:46

A lição de um povo que sai de sua terraCanaã e vai para o estrangeiroEgito, pois faltava alimento em sua terra, eram respeitados e tinham proteção por causa de José. Mas morre José e muda o reinado e começam a ser perseguidos por terem crescidos e multiplicados. A lição que nos dão as parteiras que tinham temor ao Senhor e não faziam o que o rei mandava, mas obedeciam a Deus.\r\nNas situações simples é fácil seguir a Deus, em momentos de perigo seguiremos aquele que nos oprime ou a Deus??? As parteiras seguiram a Deus e foram abençoadas com família 21.

Responder

Osvaldo Coelho Pereira Neto escreveu:
15/08/2012 às 08:06

Dois momentos sublimes neste capítulo. Primeiro, um novo faraó que não conhecia os acontecimentos anteriores, nem a estima do antigo faraó para com o povo de José, tem medo deste povo e o subjulga com trabalhos penosos. Depois, a perseverança das parteiras no temor à Deus, obedecendo à Deus e contrariando o faraó. No primeiro, a falta de discernimento, e no segundo, a abundância dele. Não sei o caro leitor, mas já me encontrei em situações em que julguei pessoas sem conhecer sua história de vida agindo como o novo faraó, e também já me faltou discernimento para enfrentar o mundo e obedecer a Deus ao contrário da parteira. Caminhemos na direção de Deus, tentando melhorar a cada passo, e pedindo sua graça e seu perdão.

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

Vídeos


Warning: simplexml_load_file(http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 410 Gone in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/AUXILIADORAONLINE/uploads?alt=rss&v=2&orderby=published&client=ytapi-youtube-profile" in /var/www/vhosts/bibliadiaria.com.br/httpdocs/widget_arquivo.php on line 93

veja mais vídeos

 

Total de visualizações de página:

7.060.163


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana