Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Êxodo, Capítulo 12

26/08/2012

  

Neste capítulo, chegamos a um momento extremamente importante do livro de Êxodo. Aqui nos é revelada a Páscoa e o Cordeiro; a festa dos pães sem fermento, a passagem do Exterminador; a décima praga: a morte dos primogênitos e a saída do Egito; a partida do povo e a justificativa dos pães sem fermento; e ao final, as instruções sobre a Páscoa.
Assim, entre a ameaça da execução da última praga, é inserida a liturgia da Páscoa, para servir de instrução ao povo em todas as gerações. O êxodo é um evento referencial de Israel como povo, é considerado o tempo privilegiado do encontro com Deus, a ser celebrado no primeiro mês do ano, com a refeição do cordeiro pascal e com o pão novo, sem fermento (pão ázimo).

A passagem do Senhor, a Páscoa, significa que Deus passou ou saltou pelas casas dos israelitas. Quando se executa a décima praga, os egípcios deixam os israelitas partir e o pão sem fermento é explicado pela pressa na saída do Egito. 

Neste contexto, percebemos que Deus é quem age, já que Ele está sempre com o povo pobre e oprimido, eleito por Ele, e com os profetas (Moisés e Aarão) que são enviados ao faraó. O Senhor atua como o Deus libertador.

Este capítulo é um convite à reflexão: como você tem reconhecido o Deus libertador em sua vida? Você tem reconhecido que Deus está com você? 

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
3



Comentários

Catia escreveu:
28/08/2012 às 15:09

Deus tem sempre uma saida de emergencia pra todos nos. Ele nos dah e nos mostra essa saida!

Responder

Ronaldo Paiva escreveu:
30/08/2012 às 14:03

Agora, o animal perfeito e sem mancha vers. 5 para o sacrifício é substituído por Cristo, oferenda perfeita ao Pai. Na Eucaristia, realmente tomamos um pouco do seu sangue vers. 7 e este sangue nos protege do inimigo vers. 13. Devemos ensinar nossos filhos sobre o que significa para nós a celebração eucarística vers. 26 e 27.

Responder

silvio escreveu:
14/10/2012 às 18:55

A fé a disciplina seguir os mandamentos, mais principalmente , amar a Deus sobre todas as coisas, ama a teu proximo como a ti mesmo, e semeas o bem.

Responder

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.977.740


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana