Bíblia Diária - Para uma leitura diária e frutuosa da Palavra de Deus!
Clique aqui para criar a sua área pessoal

voltar


Leitura do dia:
Êxodo, Capítulo 21

04/09/2012

  

A lei moral ou os princípios eternos do que é certo ou errado.

Em Israel o trabalho escravo existia por causa de dívidas e pobreza. A lei procurava amenizar a situação abrindo oportunidades para que o escravo se tornasse livre e provasse a sua inocência. Ela tentava impedir o patrão de abusos e da exploração extrema.

Numa sociedade sem estrutura para conter a criminalidade, a lei era bastante dura, e a pena de morte aplicada aos casos mais graves. Para os ferimentos não mortais eram exigidos uma indenização durante o período de inatividade, e a pena era proporcional ao dano causado. Essa lei era chamada de Lei do Talião, ela visava evitar vinganças exageradas. 

O boi que puxava o arado agilizava bastante o trabalho na lavoura. A posse ou não de bois estabelecia as diferenças econômicas e sociais, e os danos causados a este animal ou causados por ele eram previstos nas leis da época devido a sua importância social. 

Estas leis parecem estranhas aos nossos ouvidos. Nós não vivemos em uma época plenamente agrícola e rude. A lei de Deus não instituiu estas coisas, os julgamentos de Israel protegiam o fraco e na medida em que a lei de Deus ganhava mais influencia, os costumes ofensivos eram banidos daquela sociedade.

Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.

Fonte: Comissão do BíbliaDiária.com.br


Texto bíblico:
Texto Bíblico Áudio do Texto Bíblico
Comentários:
0



Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:


Antes de conferir a reflexão, faça a leitura do texto bíblico 

Área pessoal




Esqueceu sua senha? Recupere aqui.
Ainda não tem Cadastro? Cadastre-se aqui.





Leituras

Livro - A Bíblia no meu dia-a-dia

Cronograma

Cronogramas


Escolha um livro




Arquivo

 

Total de visualizações de página:

6.980.859


Desenvolvido e Hospedado por Cedilha Comunicação Digital Realização Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Paróquia Sant'Ana