Leitura do dia: Josué, Capítulo 7

Publicado em 05/11/2012

      

A primeira derrota dos israelitas pode ser vista num primeiro plano como uma derrota estratégica, ou seja, a de subestimar a capacidade militar de Hai. Mas este capítulo nos ensina algo mais, ao obedecermos à ordem de Deus estaremos sendo conivente com a sua vontade, mas ao permitirmos que apenas um ou por causa de um “pecadinho” podemos permitir que a vitória de Deus em nossa vida não aconteça.

A nossa relação com Deus não pode ser vista simplesmente por este prisma, “eu obedeço, Deus me abençoa”, esta relação não está sujeita apenas ao meu esforço. Mas ao reconhecer que somos  incapazes de conduzir a nossa vida, os nossos projetos,  e a partir de então sermos o mais fiel possível a Deus que a Sua graça acontece nas nossas vidas.

Ao reconhecermos pecadores e limitados a vivermos esta vida SOZINHO, Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (cf. 1 JOÃO 1,9).

“Quando amamos a Deus e pomos em prática os seus mandamentos. Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que foi gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo a nossa fé (1 JOÃO 5,2-4).