Leitura do dia: Juízes, Capítulo 5

Publicado em 27/11/2012

          

Débora, mulher, profetiza e única juíza de Israel, é um exemplo de coragem que independe do sexo ou de força física, necessitava apenas da disposição firme que tinha para servir a Deus. Seu nome também é interpretado por “abelha”, uma das criaturas mais organizadas socialmente.

Naquele tempo Débora julgava a Israel, com imparcialidade, retidão e justiça, pois era uma pessoa totalmente diferente das pessoas de sua geração, ela era conhecida como a “mãe em Israel”.

Em grande prosperidade o povo se esqueceu do Senhor, novamente na opressão, clamavam o Senhor,e lhe pediam a libertação. Débora, mesmo tendo o poder de juíza, convoca Barac, para comandar o seu povo na luta  para conquistar a libertação. Muitos aceitaram o convite para se juntar ao exército e em seu cântico, um dos mais antigos textos conhecidos em hebraico, afirma que deveriam louvar a Deus pelos que se ofereceram voluntariamente.

Aprendemos com Débora a sermos corajosos, a priorizar as coisas de Deus, a sairmos do comodismo para servir sem fazermos acepção de pessoas, a termos discernimento espiritual e a trabalharmos com companheirismo e amor fraternal.
Como Débora e Barac, também nós precisamos despertar e nos colocarmos de prontidão, lutando para que todos nós tenhamos vida plena.