Leitura do dia: Juízes, Capítulo 8

Publicado em 30/11/2012

          

Neste trecho da Palavra, podemos notar características de Gedeão que Deus se utilizou para guiar o povo naquele momento.

Primeiramente, vemos que Gedeão é conciliador (Jz 8, 1-3). Quando membro da tribo de Efraim o procuram para reclamar o fato dele não ter pedido ajuda contra os madianitas, Gedeão sabiamente atribui o crédito da vitória aos efraimitas e encerra a discussão.

Posteriormente, observamos como Gedeão combate pelo Senhor (Jz 8, 4-21), quanto persegue e vence o que restou do exército inimigo.

Depois, podemos verificar como Gedeão foi humilde e não quis dominar o povo sendo o seu rei (Jz 8,22-23). Soube exortar o povo a se colocar sob o governo legítimo: “Quem tem o domínio sobre vós é o SENHOR.”

Infelizmente, acabou por induzir ao erro, quando confeccionou um efod, objeto para culto, o que serviu para a idolatria do povo (Jz 8,27).

Como mensagem de Deus para nós hoje, imitemos os exemplos positivos de Gedeão na nossa comunidade e para com as pessoas que Deus nos confia. Evitemos intrigas e discussões desnecessárias sendo conciliadores e levemos as pessoas ao único que realmente deve exercer o domínio sobre as pessoas: o Senhor Jesus.