Leitura do dia: I Samuel, Capítulo 28

Publicado em 10/01/2013

Essa passagem é utilizada pelos espíritas para justificação de suas práticas. Mas alguns fatos nos fazem identificar que a interpretação pode estar enganada.

1 – A bíblia não se contradiz. Levitico 19, 31; Levitico 20, 6 -7; Levitico 20, 27; Deuterônimo 18, 9-13; Isaías 8, 19-20; Ezequiel 13, 18-20; Mateus 7, 22-23; Apocalipse 22,15 são passagens que falam sobre a não invocação dos mortos ou consulta a necromantes.

2 – No versículo 14, a expressão relata o que a mulher disse ter visto, porém nem mesmo Saul viu coisa alguma. A partir da vaga descrição da médium ele ”entendeu” que era Samuel.

3 - Em uma primeira leitura, a surpresa da mulher pode sugerir que de fato Samuel apareceu diante dela e que o fenômeno era algo fora de seu controle. Mas a surpresa foi mais provavelmente causada por haver ela reconhecido o rei, no versículo 12.

4 - Dizer que a aparição foi de Samuel realmente contraria vários argumentos na área teológica. O diálogo nos versos seguintes entre o suposto Samuel e Saul também foi feito por intermédio da mulher, sem nenhuma evidência de que o verdadeiro Samuel tenha dito qualquer das coisas mencionadas.

5 – Outra incoerência: Saul não foi respondido pelo Senhor por várias formas (nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Viria ele agora a receber uma resposta por meio do finado profeta Samuel por meio de uma necrmante?

6 - O autor do Livro das Crônicas, ao relatar as causas da morte de Saul (1Cr 10.13-14), diz que este morrera porque “interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR”.

Senhor, que possamos procurar a Ti, e não a outros falsos profetas.