Leitura do dia: I Reis, Capítulo 13

Publicado em 19/02/2013

   

O foco deste estudo é o homem anônimo que serve a Deus. Muitas são as tentações para que o missionário se desvie do caminho. Peçamos a Deus que nos ajude a extrair lições para a nossa vida depois deste estudo.

Jeroboão se tornou exemplo de rei cruel e idólatra, edificando diversos altares para que o povo praticasse rituais idólatras, e não se unificasse novamente. Um homem de Deus é enviado ao rei e profetiza que nasceria Josias, da casa de Davi, que acabaria com os altares e seus sacerdotes, e como sinal desta verdade o altar onde se encontravam, se fenderia naquele mesmo dia. 

O rei enfurecido com a ousadia do profeta, estende sua mão e ordena que seja preso. Naquele momento seu braço se endurece e não volta ao normal, e o altar se fende como prometido, derramando toda a cinza dos sacrifícios lá oferecidos.

O rei amedrontado, só volta ao normal depois que o profeta ora a Deus por ele.  Frente à tamanha demonstração de poder divino, o rei oferece ao profeta sua casa para repouso e recompensas, mas orientado por Deus ele não aceita e volta por outro caminho. 

Mesmo quando nos sentimos fortes fraquejamos, e somos confundidos por muitas tentações que nos fazem esquecer das orientações de Deus. Como este homem anônimo, temos missões a serem realizadas, que nos pedem fortaleza de fé no Deus que está sempre conosco.