Leitura do dia: I Crônicas, Capítulo 26

Publicado em 06/11/2013

 

Os porteiros eram os guardas da Casa do Senhor (v.12). Era normal que os templos tivessem seus tesouros, objetos preciosos, arcas de dinheiro e isso atraía a cobiça de muitos conquistadores, de modo especial, Nabucodonosor e Heliodoro. O templo de Salomão era revestido de ouro e cabia aos porteiros vigiar o templo, cuidar da integridade dos fiéis e da segurança de toda a riqueza. 

Os levitas atuavam como administradores e juízes. Cuidavam das questões religiosas ligadas ao templo e também atuavam como tesoureiros. Zelavam pela utilização correta das ofertas do povo e também dos espólios de guerra consagrados ao Senhor.
 
Davi soube administrar brilhantemente o templo. Encontrou homens capazes que doaram seus dons para edificar o Reino de Deus. Alguns atuavam em diversas frentes, mostrando que podemos ampliar nossa área de atuação, como Zacarias.
 
Hoje também o Senhor te convida a colocar teus dons à disposição do Reino. Ele não procura grandes homens, mas homens Grandes, que queiram dividir esforços, somar conquistas e fazer da Sua nação um reino de amor, paz e justiça.