Leitura do dia: Rute, Capítulo 2

Publicado em 16/02/2014

Nos versículos 1-7 nos encontramos Booz, vemos o personagem de Rute, e sentimos uma misericordiosa providência por trás dessa cena. Booz é um parente de Elimelec, o marido falecido de Noemi. Imediatamente percebemos que as coisas não são tão sombrias como Noemi sugeriu no capítulo 1,11-13, onde ela deu a impressão de que não havia ninguém para Rute e Orfa se casarem para continuar a linha familiar de seus maridos.

Para a pessoa que lê esta história a primeira vez, Booz é como uma rachadura brilhante na nuvem de amargura que pairava sobre Noemi. Ele vai ficando cada vez maior e maior. Por exemplo, no versículo 1 diz que ele é um homem de riqueza. Mas mais importante do que isso, o versículo 4 mostra que ele é um homem de Deus. Por que outra razão teria o contador de histórias pausado para registrar a forma como Booz cumprimentou seus servos? "E eis que Booz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor esteja convosco ", e Eles responderam: "O Senhor te abençoe." Se você quer saber a relação de um homem com Deus, você precisa descobrir o quanto Deus tem saturado os detalhes de sua vida cotidiana.

Evidentemente Booz era um homem tão cheio de Deus, que seu negócio de agricultura e sua relação com seus funcionários era baseado completamente em Deus. Ele os cumprimentou com Deus. Sejamos nós também cheios de Deus e permitamos que Ele permeie nossos relacionamentos.