O livro de Abdias pronuncia oráculos contra Edom e anuncia o dia do Senhor e a implantação do seu reinado. Edom era um povo semita situado nas montanhas e teve uma história de guerra longa contra Judá. No ano de 587 a.C. uniu-se às tropas babilônicas e aproveitou-se cruelmente da debilidade judaica para saqueá-la.
Embora o tom seja de castigo pela lei do talião (v.15b), a mensagem não se esgota na vingança. Há promessa de esperança para o “resto santo”. O povo retornará do exílio e habitará a terra que foi habitada pelos edomitas e após o juízo, haverá a implantação do reinado do Senhor.
O Pai nos convida a refletir: “A soberba do teu coração te pôs a perder!” (v.3) A soberba é o desejo distorcido de grandeza que nos leva a ambição desmedida, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação, a presunção, a arrogância, a altivez e a vaidade, assim como aconteceu aos edomitas. Ela é causadora de conflitos armados como o genocídio dos judeus, a xenofobia, o racismo, o corporativismo e tantos outros.
Somos impelidos pelo Evangelho a sermos humildes e misericordiosos. A orar uns pelos outros a fim de, juntos, chegarmos a Jerusalém celeste.