Com sua morte e ressurreição Jesus Cristo, que é o mais forte, derrotou satanás. Os que são fiéis a Cristo reduzem o diabo à impotência. Os mártires inclusive participam do julgamento que o condena. Os fiéis a Cristo já participam da nova vida do Senhor, já gozam da “primeira ressurreição”.
Ao mesmo tempo, o Diabo tem poder sobre os que se deixam seduzir e prossegue a sua batalha. Mas também para o dragão chegará a sua hora final, sua derrota definitiva, seu castigo com seus agentes.
Este capítulo do livro do Apocalipse nos fala também do julgamento das nações onde os primeiros livros abertos contem as ações boas e más dos homens, cada um é julgado segundo as suas obras, o livro da vida contem o nome dos predestinados, quem não estiver inscrito no livro da vida será arremessado ao fosso de fogo.
Esta reflexão deve também nos fazer pensar sobre nossa vida terrena; a quem estamos seguindo? Satanás nos seduz o tempo todo tentando nos afastar do caminho que nos conduzirá a salvação eterna, basta estarmos atentos e intimamente ligados a Jesus para que no julgamento final estejamos preparados e merecedores da glória eterna.