Leitura do dia: Apocalipse, Capítulo 5

Publicado em 08/06/2012

  

Quem disse que o livro do Apocalipse é o livro dos horrores? Quem associou à palavra “apocalipse” a idéia dos terrores do fim dos tempos? O mundo. Aqueles que não conhecem o amor infinito de Deus e por isso ficaram presos às imagens da luta entre o bem e o mal apresentada pelo autor e impressionados com a fera, o dragão e suas armas e estratégias.

Para nós cristãos, o foco tem que estar na vitória do “Cordeiro imolado”, “o leão de Judá, o rebento de Davi” (5), o único que é digno de romper os selos e abrir o livro da história; deve nos cativar a visão dos céus onde estão  “milhares dos milhares, milhões de milhões” (11) cantando louvores, honra, glória e poder para sempre Àquele “que está sentado no trono e ao Cordeiro” (13)

O Apocalipse é o livro da esperança e da confiança no cumprimento das promessas feitas ao longo de toda a história do povo de Deus; por isso está cheio de hinos de louvor (vale a pena dar uma olhada em todo o livro) e imagens, visões e profecias do AT.

Iniciando no capítulo 4 e continuando neste capítulo 5 o autor apresenta a belíssima liturgia celeste. Eu, que já não tenho meus pais vivos, ao ler estes capítulos – apesar da dor de não tê-los presentes – fico feliz ao pensar que eles estão lá, vivendo esta liturgia eterna na companhia dos anjos e santos. E nas missas, no momento do “Santo, Santo, Santo” somos todos nós convidados a unir as nossas  vozes a esse coro divino. Lembremo-nos sempre disso.