Este capítulo é uma continuação do capítulo 5, relatando quando o Cordeiro abriu os seis primeiros dos sete selos que lacram o livro-rolo. Este livro-rolo pode ser considerado a história que a comunidade e toda a Igreja vivia e está vivendo: sua caminhada perseverante no meio do mundo, na expectativa do alcance do FIM: chegar a Eternidade, a presença de Jesus, o Cordeiro. Alcançar a vida eterna.
As quatro primeiras visões são da abertura dos quatro primeiros selos e mostram os acontecimentos costumeiros da História da humanidade: LUTA, GUERRA, CARESTIA E MORTE.
Luta que nos leva a buscar a coroa deste mundo, o materialismo. Guerra que gera raiva, ódio e leva a destruição de países e pessoas. Carestia: fome que obriga a racionar alimentos, multiplicar o seu preço, fazer com que minorias se fartem e multidões morram sem sustento. E a morte, consequência da expulsão do Paraíso e fim de todo gênero humano, em que todos passaremos por ela.
O quinto selo é a visão dos justos massacrados que esperam completar-se o número dos mártires, os que deram a vida e derramaram o seu sangue, “assassinados pela Palavra de Deus e do testemunho que haviam dado” (9b).
E o sexto selo, os cataclismos habitualmente descritos nas visões do tempo final. Sintetiza a perturbação cósmica e o terror dos homens, é uma catástrofe cósmica de proporções inauditas.