Neste primeiro capítulo do livro dos Atos dos Apóstolos, podemos verificar a preparação da comunidade cristã primitiva para a chegada do Espírito Santo.
Vemos o próprio Jesus deixar isso claro com a promessa do versículo 8: “Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Para que a promessa do Pai se realize, é necessário seguir a ordem de Jesus de não deixar Jerusalém (vers. 4). Ora, Jerusalém era o centro político e religioso dos judeus. É onde começa a Igreja.
Hoje, como mensagem de Deus para nossa vida, preparemos o nosso coração para o Espírito Santo. Para isso, precisamos não nos afastar da comunidade (Igreja = Jerusalém), independente das pessoas que fazem parte dela. Para receber o dom do Espírito Santo precisamos estar juntos, apesar das nossas diferenças.
Além disso, observamos que os discípulos “...perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus...” (vers. 14). Imitemos também o comportamento dos apóstolos, que após a ascensão de Jesus não ficaram parados olhando para o céu (vers. 10 e 11), mas foram perseverantes na oração pessoal e comunitária, juntos com Maria.