Leitura do dia: Atos dos Apóstolos, Capítulo 14

Publicado em 09/02/2012


Esse capítulo relata a passagem de Paulo e Barnabé pela cidade de Icônio, um centro agrícola da região, que prosperava e gozava de uma posição privilegiada perante Roma naquela época.

É nesse cenário que Paulo é conduzido pelo Espírito Santo para pregar a palavra de Deus com desassombro. Aliás, essa pode ser uma das tônicas deste capítulo: a fé de quem prega, a fé de quem escuta e a falta de fé de muitos.

Ao proclamar ousadamente, Paulo permite que a força da palavra de Deus incomode tanto, a ponto de ser apedrejado. E ser apedrejado por causa da fé em Deus é uma alegria para um apóstolo. Assim como para Paulo, enfrentar uma dificuldade é a oportunidade que nós cristãos temos de provar a nossa fé, com paciência, esperança e alegria.

Em outro versículo Paulo observa que um homem tinha fé suficiente para ser curado. Essa fé é fundamental para que a graça e o milagre aconteçam. Mas essas coisas têm um único propósito de ser: que aqueles que as provam, que as enxergam e que as escutam, sejam convertidos para o Deus vivo. Dessa maneira irmãos, a fé é um dos caminhos para a conversão.

E por fim a falta de fé daqueles que, ao invés de dar graças ao Senhor, oferecem sacrifícios e agradecimentos a outros deuses, pois muitos só crêem no Senhor que oferece algo, que opera no material. Que fé é essa? Ou será a falta dela?