Neste capítulo do livro dos Atos dos Apóstolos Paulo está diante do sinédrio (governadores e reis). Podemos ver a conspiração dos judeus para tirar-lhe a vida. Paulo de perseguidor dos cristãos passou a ser perseguido por causa da palavra de Deus. Alguns fariseus pretendiam usar seu testemunho como argumento para discutir e não para crer.
Na noite seguinte, apareceu-lhe o Senhor e disse: “Coragem! Deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa também que o dês em Roma (versículo 11), a palavra de ordem dá certeza e força a Paulo, Deus está com ele e isso o encoraja e o faz seguir adiante.
Na nossa caminhada com o Senhor muitas vezes vamos ser perseguidos e incompreendidos, mas devemos sempre nos lembrar da palavra de Deus a Paulo: “Coragem...”
Ele está conosco, Ele nos guia, Ele nos protege dos inimigos, nos livra das ciladas que muitas vezes são armadas contra nós, Paulo é o grande exemplo de que a fé em Jesus Cristo e a vontade de proclamar a sua palavra deve ser maior em nós do que o medo que cala a nossa voz.
O tempo é curto, não dá pra esperar... Não temas... Deus nos chamou, nos capacitou e está ao nosso lado! Vamos celebrar a vitória de Deus em nossas vidas!!
Este nos parece um ensinamento de suma importância – para realizar sua missão, Paulo afasta-se para rezar, refletir, preparar-se... deve ter ficado em profunda
meditação (afinal não é fácil perceber desmontada toda sua crença apoiada na Lei e reconhecer que Jesus é a verdade!) mas é fruto dessa interiorização e de sua entrega total que, posteriormente, Paulo vai declarar-se apóstolo e afirmar: Recebi o Evangelho do próprio Jesus e não de fontes humanas.