Assim como Jesus curou o paralitico, Pedro cura um aleijado, que se valia de esmolas para sobreviver. Pedro e João rompem este sistema a que o aleijado era sujeitado, e lhe oferecem tudo o que têm: a salvação vinda do Cristo. Pedro revela ao aleijado uma pobreza que o torna rico: a possibilidade de invocar o nome de Jesus Nazareno.
A cura realizada por Pedro ainda demonstra a vontade e apelo de Deus pela conversão. O discípulo é claro ao advertir o povo de Israel: “arrependei-vos e convertei-vos para que se apaguem vossos pecados e assim recebais do Senhor tempos favoráveis e vos envie Jesus, o Messias predestinado (19-20)”.
Deus nos abençoou com seu Filho, que nos ensinou a nos arrependermos de nossos pecados para alcançar a salvação prometida por Deus. É nosso dever obedecer ao Filho de Deus, para escaparmos da condenação e atingir a felicidade plena.
Neste capítulo, nos é revelado que, pela ressurreição, Deus enviou Jesus para realizar e transmitir a benção prometida a Abrão. Que alegria saber, que com nossa conversão, o compromisso contraído com Abrãao (Gn 12,3; 18,18) continua valendo: “por tua descendência serão benditas todas as famílias do mundo”.