Um dos episódios marcantes da História do povo de Deus foi o exílio da Babilônia, quando os judeus foram, assíduamente, forçados a renegar sua religião e seus costumes para adotar os hábitos pagãos e a idolatria ao rei. O livro de Daniel pretende estimular a persistência dos judeus para que mantenham sua identidade religiosa e cultural.
Os primeiros capítulos narram a resistência de Daniel e de seus companheiros diante do poder e da opressão de seus dominadores e as ações concretas de Deus em benefício de seus fiéis seguidores. No capítulo 1, por exemplo, está descrita a ordem sobre a alimentação diária que contraria as regras alimentares contidas nas leis judaicas; Daniel “negocia” a abstenção desses alimentos para si e seus companheiros, e Deus os torna mais saudáveis do que os demais.
Hoje a mídia quer nos impor costumes e crenças que não estão em conformidade com a Palavra de Deus. Cabe aos cristãos discernir sobre o que deve ser acolhido. Na Revelação de Deus através de Sua Palavra estão todas as orientações que precisamos para vivermos de acordo com a nossa fé. Basta ler, meditar e aplicar seus ensinamentos. Deus é o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb 13,8), por isso, também nos libertará do mal.