Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 31

Publicado em 27/12/2014

 

Neste capitulo Moises fala ao povo sobre a sua idade e que não consegue mais ir e vir, como também lembra que o Senhor já tinha revelado que ele não passaria o Jordão.

Quem, a partir daquele momento, passou a conduzir o povo, foi Josué. Moises lembra que o Senhor continuaria cuidando de tudo, como já tinha acontecido no passado.

“Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor vosso Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará.” (versículo 6)

Moises escreveu o texto da lei e entregou aos que levavam a arca da aliança (os levitas) e deu a seguinte ordem:

“Tomai este livro da lei e colocai-o ao lado da arca da aliança do Senhor, vosso Deus, para aí servir de testemunho contra ti, porque conheço teu espírito de revolta e sei que tens a cerviz dura. Se hoje, que ainda estou vivo no meio de vós, sois rebeldes ao Senhor, quanto mais o sereis depois de minha morte. Reuni junto de mim todos os anciães de vossas tribos e vossos magistrados: dirigir-lhes-ei estas palavras e tomarei o céu e a terra como testemunhas contra eles. Pois sei que depois de minha morte vos corrompereis certamente e vos desviareis do caminho que vos tracei; sei que virão males sobre vós no decorrer dos tempos, porque fareis o mal aos olhos do Senhor, irritando-o com o vosso proceder. Então pronunciou Moisés até o fim este cântico, em presença da assembléia:” (versículos 26 – 30)

Penso neste momento, como foi para Moises dizer que tudo ia mudar após a sua morte, mas ele conhecia o povo que com ele andava até a terra prometida... No próximo capitulo, 32, poderemos meditar sobre o cântico escrito por Moises.