Leitura do dia: Deuteronômio, Capítulo 6

Publicado em 02/12/2014

 

Trata-se este capítulo das últimas recomendações de Deus, proclamadas por Moisés, antes da entrada na Terra prometida. Depois de ter peregrinado pelo deserto durante 40 anos, cuidando o Senhor do sustento e segurança do povo caminhante, derrotado os povos inimigos que impediam a caminhada, é preciso parar e refletir sobre as regras e normas antes da tomada da terra que corre leite e mel.

Para que Israel continuasse agora com seus próprios pés, teria que cumprir algumas leis. Estas leis não tratavam de ameaças, mas eram recomendações para que nossos pecados, e o afastamento de Deus que ele causa quando o desobedecemos, não tragam coisas ruins para o povo o Deus. O desejo de Deus que nos ama muito é de trazer felicidade quando lhe somos fiéis.

Estas recomendações não eram apenas para os daquela geração, era necessário que os seus descendentes conheceram as recomendações do Senhor. Os filhos e os netos precisavam ser orientados, por isso Moises recomenda que as leis sejam repetidas em casa, no caminhar, onde quer que estejamos nosso Deus precisa ser sempre amado e respeitado.