Neste capítulo 15, o Autor Jesus ben Sirac nos deixa duas mensagens: na primeira, ele mostra que o homem sábio alcança a felicidade; na segunda, ele mostra que Deus deu ao homem a liberdade.
Dos versículos 1 ao 10 Jesus ben Sirac nos fala que o homem que ama e honra o Senhor e que conhece a sua Lei se tornará sábio, ou seja, receberá a Sabedoria, que é um Dom Divino.
“Receber a Sabedoria” significa levar uma vida em conformidade com as Leis Divinas, ou seja, afastar-se do pecado para estar próximo de Deus. Por isso, a Sabedoria que vem de Deus torna o homem feliz.
Já os versículos de 11 a 20 nos mostram a grandeza e a generosidade de Deus, pois, ao criar o homem, deu-lhe a liberdade para agir e escolher.
Assim, ao homem são apresentados fogo e água, vida e morte e ele poderá escolher o que preferir (15, 16-17). Da mesma forma, a Lei é dada ao homem, que poderá escolher entre segui-la ou viver uma vida afastado de Deus.
Os acontecimentos em nossas vidas, principalmente os ruins, muitas vezes nos levam a pensar que “foi Deus quem quis assim...”. Porém, a liberdade que nos foi concedida por Ele atinge a nossa capacidade de tomar decisões, sejam elas boas ou más.
Por isso errar ou acertar é responsabilidade do próprio homem. Mas Deus nos convida, a todo momento, a rever nossas decisões, a fim de que possamos toma-las à luz de Seu projeto, pois Ele, que é Pai misericordioso, quer para seus filhos a liberdade e a vida.
Munidos do entendimento de que Deus fez o homem livre, sejamos sempre vigilantes e oremos para que nossas ações e escolhas estejam sempre em conformidade com as Leis de Deus.