Em pouco tempo o Mestre já não estará mais próximo de seus discípulos, mas mesmo assim, no meio de toda a angústia que antecede sua crucificação e morte, Jesus ainda orienta seus seguidores.
Neste capítulo Jesus alerta mais uma vez seus amigos a respeito das perseguições e provações que eles enfrentarão por causa de sua fé. Aqui Jesus previne os Apóstolos para que não vacilem e que permaneçam fiéis aos seus mandamentos.
No meio deste discurso Jesus revela a vinda do Paráclito (7) que será força para os Apóstolos e os conduzirá no caminho da verdade e da fé, assim como nos dias de hoje, o Espírito Santo é a grande força que nos move cada vez mais para perto de Deus.
Encerrando o capítulo, confortando ainda mais os seus discípulos, Jesus diz que tudo aquilo que pedirdes ao Pai, Ele vos dará em seu nome (24) e diz também “no mundo havereis de passar por tribulações, mas Corajem! Eu venci o mundo” (33).
Que o grito de Jesus: “Coragem! Eu venci o mundo”, possa nos encorajar a enfrentar todas as dificuldades e provações que a vida nos proporciona, sabendo que Ele esta conosco em todos os momentos.