Em verdade, em verdade te digo...
Nos versículos 3 e 5 deste capítulo, Jesus nos ensina a não só como ver o Reino de Deus, mas também como entrar nesse Reino. Para ver é preciso nascer do alto, para entrar, somente através do banho do novo nascimento: o batismo e da renovação pelo Espírito Santo.
Nascer do alto é aceitar o plano de Salvação de Deus que se faz visível em Jesus Cristo (3,16).Nascer do alto é recomeçar uma vida construída na liberdade, deixando a escravidão da culpa e da autocondenação.Quem se decide por Jesus, mesmo que O procure na escuridão da noite, é capaz de abandonar estruturas velhas e medíocres, porque se deixa iluminar pela Luz da única Verdade que pode desmascarar as falsas ações.
Somente entra no Reino quem acredita na Boa Notícia, não como algo, mas Alguém que nos mostra o Pai, quem é capaz de experimentar valores que definem esse Reinado: perdão e salvação gratuitos, valor da pessoa acima das instituições e leis, amor enviado aos ainda pecadores, compromisso do Pai com os que crêem em seu enviado: TORNÁ-LOS FILHOS dando o ESPÍRITO SANTO.
"Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do Céu" (3,27). Aqui está o centro deste ensinamento. É na ação do Espírito Santo que nos tornamos amigo do Noivo e nos alegramos quando escutamos a Sua Voz.