Neste capítulo, não encontramos somente outro milagre, mas outro sinal de Jesus, que nos mostra que o importante é seu significado.
Jesus se aproxima de uma piscina milagrosa, chamada Betesda (casa de misericórdia),que não foi capaz de curar um homem que teve uma vida quase toda enferma. Jesus se aproxima do homem e faz uma pergunta que parece não ter muito sentido: “Queres ficar curado?”
Na verdade essa pergunta teve um sentido profundo, porque existem muitas pessoas que não querem ser curadas integralmente, querem somente deixar de sofrer.
A resposta do enfermo a Jesus, foca a raiz de seu problema (que é um dos grandes problemas de nossa atualidade): “Não tenho ninguém...” (Em grego: anthropon ouk ejo)
O drama interior deste homem é sua solidão existencial. Mas agora, existe Alguém que está interessado, de forma particular, e lhe da uma ordem: "Toma tua maca e anda".
O que aquela piscina milagrosa não pode fazer, Jesus realiza, porque é a nova Betesda – casa de misericórdia, que cura toda a solidão e toda a paralisia que impede caminhar.
A ordem de Jesus: "Levanta-te"
O principio eterno: "O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz"
A promessa: "E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados"