O texto de Lucas 6 é riquíssimo, começa falando do embate de Jesus com os fariseus em relação ao sábado,logo a frente fala das bem - aventurança e das mal – aventuranças. Porém, o que mais deve chamar nossa atenção está no versículo 27b, que diz; “Amai vossos inimigos, tratai bem os que vos odeiam”.
Essa é uma regra de ouro para os cristãos, nenhuma outra religião antiga no mundo, tem uma regra de amor como essa. Nem mesmo na Torá se encontra tal regra, pelo contrário, a Torá é regida pela lei do talião, do olho por olho, dente por dente.
Que se explica no fato de que se alguém fez algo comigo ou com algum membro da minha família, isso me dá o direito de fazer o mesmo com a família do agressor. Hoje em dia não é muito diferente, ninguém suporta mais nada, se diz por ai; eu não levo desaforo pra casa. Jesus muda totalmente essa regra.
Temos que lutar por essa regra, em um mundo cada vez mais intolerante e sem misericórdia. Essa regra deve em primeiro lugar atingir nossos lares, nossas famílias - isso não significa concordar com os erros ou distorções de nossa atual sociedade. Mas, devemos ser sal e luz, nesse mundo sem sabor e escuro, devemos ser amor e compreensão!